Design de interface

Design de interface de usuário ou engenharia de interface de usuário é o design de computadores, aplicações, máquinas, dispositivos de comunicação móveis, softwares e sites web com o foco na experiência do usuário e interação.

O objetivo do design de interface de usuário é tornar a interação do usuário o mais simples e eficiente possível, em termos de realização dos objetivos do usuário – o que normalmente é chamado de design centrado no usuário.
Um bom design de interface de usuário facilita a conclusão da tarefa manualmente sem chamar atenção desnecessária para si.

O design gráfico, por exemplo, pode ser utilizado para suportar sua usabilidade. O processo de design deve equilibrar funcionalidade técnica e elementos visuais para criar um sistema que não é apenas operacional mas também útil e adaptável para alterar as necessidades do usuário.

Os designers tendem a se especializar em determinados tipos de projetos e possuir habilidades centradas em torno de suas experiências, quer seja design de software, a pesquisa de usuário, design web ou design industrial.

Eis algumas das funções de um designer de interface :

  • Aplicar conceitos de usabilidade de acesso a dados utilizando cenários específicos;
  • Aplicar conceitos de acessibilidade, buscando equilíbrio de cores ;
  • Criar a estrutura dos layouts de paginas;
  • Criar palhetas de cores padrões do site, e finalização de imagens;
  • Criar caminhos passo-a-passo, publicidades e outros conceitos.

Conceitos como tipografia, história da arte e do cinema, teoria das cores, estruturação de cenários e semiótica também fazem parte dos conhecimentos de um designer de interfaces.

Analisar o processo de transformação da arte em design, serve de base para a produção, hoje, de novos meios que se utilizam de elementos visuais como forma comunicação.

Adequar um objeto funcional ao seu usuário, através da estética, é o que caracteriza o sucesso em um trabalho de design, contudo, tal estética pode estar na simplicidade de um trabalho que se vale da pureza das formas básicas, ou em uma atitude anticonvencional, que desconstrói todos os métodos anteriores e cria uma nova forma de expressão.

E não é necessário muito esforço para reconhecer onde estão estas interfaces no nosso dia-a-dia, por exemplo, se você está lendo esta mensagem em um monitor, esta fazendo uso da interface do usuário, o monitor, mas no caso do computador, essa interface compreende ainda o teclado, mouse, ícones exibidos e etc.

O profissional que cuida do design de interfaces é responsável pela difícil missão de projetá-la para se tornar simples, fácil de manusear e tão intuitiva a ponto de não ser percebida conscientemente por seus usuários finais.

Um bom design de interface, independente de ser projetado para um programa, um site, um programa interativo de televisão ou um equipamento, passa por muitas etapas para alcançar o sucesso e tornar-se tão simples e popular a ponto de ser “invisível”, mas os estágios principais levam em consideração o estudo aprofundado do público-alvo, usabilidade, ergonomia e acessibilidade.

Deixe um comentário