Design de Embalagem

  Tenho um carinho muito especial por este assunto.  Apesar de ser publicitaria e trabalhar como designer gráfico, adoro esse universo das embalagens, são inspiradores, modernos e altamente variáveis.

O design de embalagens, é uma vertente do design de produto e do design gráfico. Na maioria das vezes o designer de produto é reponsável pela forma da própria embalagem, considerando problemas de ergonomia e estética tri-dimensional. Enquanto o designer gráfico trata do rótulo da embalagem, onde o produto é apresentado graficamente.

A embalagem é a identidade da empresa a qual ela representa e em muitos casos é o único meio de comunicação do produto.
O bom design de embalagem pode garantir uma boa comunicação com o consumidor, informando sobre o produto e expondo seu caráter.
De acordo com a pesquisa setorial ABRE, para muitos consumidores a embalagem é o objeto que identifica simbolicamente o produto.

Percebeu-se a importância no mercado nacional do emprego do design de embalagem não só no ponto-de-venda, mas toda uma preocupação desde a criação ou lançamento de um novo produto, por mais simples que este seja.

Ao projetar produtos, deve-se levar em consideração:  funcionalidade, facilidade de manuseio, reaproveitamento de materiais de acordo com sua toxicidade, escassez, renovabilidade e reciclabilidade.

O cuidado com este trabalho significa que o design de embalagem envolve estudos representando além de estética e função, fatores sociais, culturais, de fabricação, de custos e de seleção de materiais que vão determinar mensagens qualitativas e quantitativas.

Uma embalagem não pode ser apenas bonita, ela deve cumprir padrões de higiene, formatos, praticidade e segurança.
O design de embalagem agrega valor, adequando de forma eficiente às necessidades e expectativas do consumidor e define seu posicionamento correto no mercado.
É também, diferencial competitivo, pois através da inovação e da diferenciação o design pode criar uma personalidade capaz de conquistar a fidelidade do consumidor.

Ao se desenvolver uma embalagem, deve-se definir os elementos do projeto técnico:
Matérias-primas, processos produtivos, economias na fabricação, transporte etc., associado à qualidade do produto.
No rótulo se aborda  informação sobre o produto e publicidade.

 

No design de embalagens, o designer deve ter em conta algumas questões:

  • De que tipo de embalagem se trata?
  • É uma embalagem para líquidos?
  • Para proteger objetos frágeis?
  • Qual o peso e o tamanho dos objectos que vai conter?
  • São pesos uniformes?
  • Como vai ser transportada?
  • Terá de ser atraente?
  • Em que material irá ser feita?(cartão/plástico/madeira/vidro…)
  • Qual a fábrica a contratar?
  • Daqui a quanto tempo deverá estar pronta?
  • Qual o orçamento disponível?
  • Pra onde irá esta embalagem após seu descarte? Qual seu ciclo de vida?

Postei algumas embalagens que eu considero o “must” nesse universo da criação:

                    

                   

                

Livros interessantes:

        

Um comentário sobre “Design de Embalagem

Deixe um comentário