Tenho um carinho muito especial por este assunto. Apesar de ser publicitaria e trabalhar como designer gráfico, adoro esse universo das embalagens, são inspiradores, modernos e altamente variáveis.
O design de embalagens, é uma vertente do design de produto e do design gráfico. Na maioria das vezes o designer de produto é reponsável pela forma da própria embalagem, considerando problemas de ergonomia e estética tri-dimensional. Enquanto o designer gráfico trata do rótulo da embalagem, onde o produto é apresentado graficamente.
A embalagem é a identidade da empresa a qual ela representa e em muitos casos é o único meio de comunicação do produto.
O bom design de embalagem pode garantir uma boa comunicação com o consumidor, informando sobre o produto e expondo seu caráter.
De acordo com a pesquisa setorial ABRE, para muitos consumidores a embalagem é o objeto que identifica simbolicamente o produto.
Percebeu-se a importância no mercado nacional do emprego do design de embalagem não só no ponto-de-venda, mas toda uma preocupação desde a criação ou lançamento de um novo produto, por mais simples que este seja.
Ao projetar produtos, deve-se levar em consideração: funcionalidade, facilidade de manuseio, reaproveitamento de materiais de acordo com sua toxicidade, escassez, renovabilidade e reciclabilidade.
O cuidado com este trabalho significa que o design de embalagem envolve estudos representando além de estética e função, fatores sociais, culturais, de fabricação, de custos e de seleção de materiais que vão determinar mensagens qualitativas e quantitativas.
Uma embalagem não pode ser apenas bonita, ela deve cumprir padrões de higiene, formatos, praticidade e segurança.
O design de embalagem agrega valor, adequando de forma eficiente às necessidades e expectativas do consumidor e define seu posicionamento correto no mercado.
É também, diferencial competitivo, pois através da inovação e da diferenciação o design pode criar uma personalidade capaz de conquistar a fidelidade do consumidor.
Ao se desenvolver uma embalagem, deve-se definir os elementos do projeto técnico:
Matérias-primas, processos produtivos, economias na fabricação, transporte etc., associado à qualidade do produto.
No rótulo se aborda informação sobre o produto e publicidade.
No design de embalagens, o designer deve ter em conta algumas questões:
- De que tipo de embalagem se trata?
- É uma embalagem para líquidos?
- Para proteger objetos frágeis?
- Qual o peso e o tamanho dos objectos que vai conter?
- São pesos uniformes?
- Como vai ser transportada?
- Terá de ser atraente?
- Em que material irá ser feita?(cartão/plástico/madeira/vidro…)
- Qual a fábrica a contratar?
- Daqui a quanto tempo deverá estar pronta?
- Qual o orçamento disponível?
- Pra onde irá esta embalagem após seu descarte? Qual seu ciclo de vida?
Postei algumas embalagens que eu considero o “must” nesse universo da criação:
Livros interessantes:
Oi visite o meu blog de design e meio ambiente, obrigado